terça-feira, 27 de julho de 2010

Eu odeio política, mas...

Estou cansada de mentes pequenas, imediatistas, que só pensam em si e no agora, mentes egoístas. Pra quem não sabe a essência da democracia é a sociedade, o bem de todos, é o governo do povo, para o povo e pelo povo. Mas como isso pode ocorrer se o próprio povo não pensa no povo?

O que mais vemos, principalmente aqui na Paraíba, são pessoas extremamente mal informadas, mal educadas, viciadas por uma cultura onde existe o que chamamos de "curral eleitoral". Não há eleitores, há mentes manipuladas por esmolas que lhe são dadas de quatro em quatro anos, ou pessoas cansadas de remar contra a maré, que se rendem a ela e que, sem querer 'perder o voto', votam no candidato menos mau com possibilidade de ganhar para evitar que o pior vença, mantendo assim a cultura da corrupção que impera em nosso país, desde muito tempo.

Semana passada fui ao cinema ver o filme "O bem amado" que, diga-se de passagem, é muito bom, e que fala exatamente sobre a política do Brasil. Ele satiriza enormemente os políticos cheios de demagogia e carisma, que conquistam seguidores em toda a parte, com seus discursos de esperanças e promessas, muitas das quais nunca serão cumpridas. Nós rimos e nos divertimos muito, mas fiquei pensativa. Será que a gente evoluiu?

Passando-se os dias, então, conversando com amigos, vi que existe muita gente ainda com essa mente estilo "curral eleitoral", que vota em partidos e não em pessoas, etc etc e tal. Porém, penso eu, que não vai durar muito, pois existe muita gente abrindo os olhos para esse jogo político (a famosa 'politicagem'), se cansando dela e querendo mudança.
A antiga mudança chama-se Lula, que não atingiu minhas expectativas, mas temos que admitir que já foi uma mudança e tanto. Porém, chega agora a novíssima em folha, chamada Marina Silva.

Procurei conhecê-la, li sua biografia na internet, procurei notícias e só achei coisas boas. Nunca vi uma mulher tão batalhadora. Vou colocar o link de sua biografia no fim para quem se interessar em conhecê-la também. É uma história como essa que me faz re-acreditar na política de nosso país, já tão defasada. Me faz acreditar que existe gente lá dentro, que não se corrompe, que consegue fazer isso contra tudo e todos, é uma façanha! São muitas tentações, dinheiro, poder. Só verdadeiramente uma vencedora consegue fazer isso. Até agora não achei nada ruim, se você achar, por favor, me mostre.

Ela não é perfeita, porque ninguém é, mas tem princípios e valores preciosíssimos, essenciais para governar um país. E além disso é formada, inteligente, sofrida, com muita experiência de vida, veio de baixo e não se deixa deslumbrar pelo poder, não abandonou os seus.
Além disso tudo ganhou diversos prêmios importantíssimos, reconhecidos mundialmente, um deles concedido somente a mais 6 personalidades mundiais, por ações ambientais. É uma das 50 pessoas que podem salvar o mundo. Nasceu uma seringueira na cidade de Breu Velho, no interior do Acre, hoje é conhecida mundialmente como uma personalidade com poder de mudar o mundo pra melhor.

Porque não votar nessa mulher? Ela é a nossa novidade, é a nossa esperança!

Biografia de Marina Silva:
http://www.senado.gov.br/senadores/senador/marinasi/biografia.asp

Traduza aqui